quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Afinal, Jack podia ter sobrevivido ao naufrágio do Titanic


A tragédia do Titanic, na sua versão cinematográfica, podia ter sido menos... trágica. A equipa do programa de televisão 'MythBusters' (caçadores de mitos) concluiu que, com um pouco de engenho, Jack escusava de ter morrido na água gelada

Afinal, Jack podia ter sobrevivido ao naufrágio do Titanic
Reprodução
Os 'MythBusters', do Discovery Channel, dedicaram-se, desta vez, a desmontar a cena final do Titanic, de James Cameron, em que o personagem Jack Dawson, interpretado por Leonardo DiCaprio se deixa ficar nas águas geladas do Atlântico Norte enquanto Rose (Kate Winslet) flutua num pedaço de maneira. A conclusão, de que Jack podia ter sobrevivido, está esta quarta-feira a merecer atenção de vários meios de comunicação internacionais.
No filme, Jack morre congelado, agarrado aquela peça de madeira, levando muitos a questionarem-se se ele não poderia ter subido também, dividindo o espaço com Kate. O próprio realizador do filme, James Cameron, admitiu recentemente que já estava farto desses comentários e que ajudaria a equipa do Discovery na sua investigação.
"Não é uma questão de espaço,  mas sim de flutuabilidade", explicou Cameron, ao portal IGN.
No entanto, descobriram os "caçadores de mitos", havia uma solução. Os apresentadores do programa Adam Savage e Jamie Hyneman começaram por testar se caberiam os dois numa tábua do mesmo tamanho e com as mesmas características de flutuabilidade e concluíram que se Jack se tivesse lembrado de atar ao pedaço de madeira o coleta salva-vidas que Rose usava, poderia ter flutuado ambos até ao resgate.
"Acredito que a morte de Jack foi desnecessária", concluiu Hyneman.
Mas James Cameron tem uma resposta: "Acho que se estão a esquecer do essencial. O guião diz que Jack morreu. Portanto, ele tem de morrer". E acrescenta: "Nem que tivessemos que arranjar uma tábua mais pequena"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário